domingo, 31 de agosto de 2014

1 DE SETEMBRO "DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA" VALORIZAÇÃO JÁ


          No dia 1º de setembro é comemorado em todo o Brasil o DIA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, categoria que hoje além de trabalhar com o esporte e a educação física escolar está também cuidando da saúde e qualidade de vida dos cidadãos com a difusão das diversas modalidades de ensino do fitness e de outras atividades. Poderia citar aqui o nome de inúmeros profissionais da área que hoje são também amigos ou colegas na nossa luta do dia a dia. Mais escolhi um pra prestar uma homenagem ao nosso dia. 
          Até hoje tenho essa cena da minha primeira aula de educação física gavada na minha mente, em uma tarde de segunda-feira, mês de fevereiro, no ano de 1979, em que a turma da 5ª serie "A" do Colégio Alfredo Dantas esperavam ansiosamente para sua primeira aula de Educação Física, acho que de muitos ali presentes, a aula seria realizada no GRESSE, um clube social de nossa cidade que hoje não existe mais e ficava localizado no bairro do alto branco (próximo ao Colégio das Lourdinas), como todo menino que adorava jogar bola chegamos bem mais cedo que o horário marcado, onde para desespero do vigia do clube virávamos o espaço de cabeça para baixo esperando o professor que não chegava (a aula estava marcada para às 14 horas, mais todos chegamos lá antes das 13 horas). Quando a paciência dos aluno foi acabando e a galera começando a reclamar falando que iria até a direção da escola (o famoso trio Rosa, Liginha e Vanita) reclamar que o professor tinha faltado ou que estava atrasado, surge subindo uma pequena ladeira em seu possante fusca na cor laranja o nosso tão esperado professor de Educação física, ai a vibração foi total, gritos e pulos pela presença do ainda desconhecido de muitos dos alunos presentes (pois só tínhamos visto no exame biométrico) desce do carro aquele Sr. baixinho, gordinho (ou fofinho como ele mesmo diz) e pergunta quem são os alunos do 5º série A e B que fariam a primeira aula naquela tarde, nem é preciso falar que todos fizeram aquele silêncio, formaram rapidamente uma fila para entrar no clube e foram morrendo de felicidades para um  campo de terra que tinha ao lado do clube, (já que a quadra estava impraticável para qualquer pratica esportiva). Ai sim conheci o meu primeiro professor de Educação Física o Sr. Jamenson Cavalcante Albuquerque de Holanda Filho ou o professor PILON como é bastante conhecido na  nossa cidade. 

O Professor Pilon (camisa listrada) foi o meu primeiro Professor de Educação Física. 

          Bom da aula não precisa nem falar se ele não tivesse feito nada já teríamos gostado pois a ansiedade estava grande pelas duas turmas, mais foi justamente o contrario alongamentos, corridas, jogos moderados e futebol. Todos fomos embora naquele dia já pensando na próxima aula que seria realizada depois do dois dias depois. Hoje atuando na área escolar lembro sempre deste dia quando chego nas escola e a garotada (principalmente do ensino fundamental I) vibra com a nossa presença, para mais uma aula. Faz muito lembrar-me o dia em que conheci o meu primeiro professor de Educação Física, depois vieram outros Guerra e Carlinhos) até que entrei no basquete e passei pelos professores Rivaldo e Alex Fook. Veio o Curso de Educação Física onde muito aprendi com os vários profissionais que tem naquela faculdade e muitos ainda se encontram por lá como o Professor Pilon que leciona a disciplina de Atletismo I e II como professor substituto, só tenho a agradecer a todos aqueles que me deram suporte para hoje ser o profissional que me transformei hoje. Apesar da não valorização da classe (não só a minha mais todas na área de educação) quero PARABENIZAR aos muitos amigos e colegas que fiz nessa área e desejar a todos que a VALORIZAÇÃO da profissão de EDUCAÇÃO FÍSICA não aconteça só na forma financeira, mais também em uma melhor QUALIDADE de infra-estrutura e material didático principalmente nas escolas públicas e também algumas particulares. Vamos simbora galera comemorar trabalhando, pois esse ano nosso dia caiu em uma segunda feira e como dizem os mais velhos "é dia de branco".
          Encerro deixando dois registros com relação a essa data, primeiro parabenizar a ACADEMIA KORPUS que dispensou seu professores de  musculação e ginastica no seu dia (hoje a galera não dará aula na academia) e também ao Professor Helder Licarião que através do CREF promoverá no próximo dia 14 de setembro a V CORRIDA DO PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, onde traremos mais detalhes no decorrer da semana. 
PARABÉNS PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA   

Um comentário:

  1. Pilonzinho, que goleiraço de futebol de salão. No meu período de adolescência tive o prazer de ver bem próximo o gol de cocó - treze campeão invicto 1966- Garrrincha contra Romênia. Mas nunca esqueci um jogo da olimpíada colegial CAD X PIO 11(se não me falha a memória)Juvenil na quadra da ABB cujo o time contava com Pilonzinho e Pindoba me parece. Nesse jogo o Juvenil CAD sagrou-se campeão, e Pilonzinho(raposa doente) pegou até pensamento. A poucos anos atrás comentei esse fato com Renato aqui no Recife(batia bola comigo na quadra do clube campinense). Pilonzinho na época, já se envolvia com os jogos colégiais, apitando jogos, coordenado atividades. PARABÉNS Pilonzinho, verdadeiro vocacionado!

    ResponderExcluir