quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ENCERRADA ETAPA ESTADUAL DOS JOGOS ESCOLARES EM PATOS

O judô é uma das modalidades que podem trazer medalhas na Olimpíada Escolar

         Realizada na cidade de Patos, de 02 à 20 de agosto os Jogos Escolares da Paraíba 2012 - Etapa Estadual de 12 à 14 anos, este ano os JEP'S terminou sem nenhuma equipe Campina Grande nos esportes coletivo (de quadra, basquete, vôlei, handebol e futsal) conseguindo a primeira colocação e com isso a vaga para participar da Olimpíada Escolar que será realizada em setembro na cidade de Poço de Caldas-MG. Com a participação de 119 escolas e mais de 700 atletas na categoria escolar e 12 escolas e 71 atletas na categoria paraescolar todos lutando pelo primeiro lugar. O destaque de nossa cidade ficou por conta das ciclistas (as primas) Maria Eliza Ferreira Jacinto (1º lugar em resistência e 2º em Contra o relógio) e Isabella Pereira (1º Lugar contra o relógio e 2º lugar em Resistência) no ciclismo feminino e representarão a Paraíba nos Jogos Escolares, as duas garotas estudam nas Escola Estaduais Itan Pereira e Virginius da Gama e Melo sendo treinadas pela experiente Ciclista Maria Valdinete, outro destaque ficou para Hugo Fialho no Judô esperança de medalha para nosso estado, já que o garoto sempre é destaque em competições nacionais e até internacionais.
         Entre as novidades da Etapa Estadual desde ano posso destacar a volta dos Jogos para o Sertão (Patos), o Alojamento este ano em um Hotel (Walter Park), já que nas últimas edições os atletas ficaram alojados em colégios num total desconforto e outro fator positivo para os JEP'S Estaduais foram a disputas das modalidades em semanas diferentes.
O vôlei Feminino do Estadual da Liberdade e o ....

Vejamos agora a galeria dos campeões:
FUTSAL – MASCULINO
CAMPEÃO – Colégio Nossa Senhora de Lourdes – João Pessoa
VICE CAMPEÃO – E E E F M Presidente Vargas – Sumé
FUTSAL – FEMININO
CAMPEÃO – Colégio Q I – João Pessoa
VICE CAMPEÃO – E E E F M Joana Abílio Pegado – Itaporanga
HANDEBOL – MASCULINO
CAMPEÃO – Colégio Diocesano – Itaporanga
VICE CAMPEÃO – Colégio Motiva Ambiental – João Pessoa
HANDEBOL – FEMININO
CAMPEÃO - Colégio Motiva Ambiental – João Pessoa
VICE CAMPEÃO – Colégio Maria Elenita – Pedra Lavrada
VOLEIBOL – MASCULINO
CAMPEÃO - Colégio Motiva Ambiental – João Pessoa
VICE CAMPEÃO – E E E F M João Alves – Caiçara
VOLEIBOL – FEMININO
CAMPEÃO – Colégio I E – João Pessoa
VICE CAMPEÃO – E E E F M Félix Araújo – Campina Grande
BASQUETE – MASCULINO
CAMPEÃO - Colégio Motiva Ambiental – João Pessoa
VICE CAMPEÃO – Colégio Virgem de Lourdes – Campina Grande
BASQUETE – FEMININO
CAMPEÃO – Colégio GEO-Sul – João Pessoa
Basquete Feminino das Lourdinas-CG ainda conseguiram chegar na final.
Comentário
      Não posso deixar de ressaltar a evolução que os JEP'S estão tendo nestes últimos anos,  mais é triste como desportista campinense observar a distância que o esporte de nossa cidade está ficando de nossa capital e de das demais cidades do estado, sem querer desmerecer o trabalho dos colegas pessoenses os maiores vencedores deste ano no jogos Escolares o investimento no esporte escolar de nossa cidade está muito além do desejado, são poucas competições (os grandes jogos acabou faz tempo), as escolas  (principalmente as particulares) muito mais preocupada com os vestibulares da vida e esquecendo da formação do cidadão, onde o esporte é uma das formação mais importantes, já no lado público nem o que falar, mais a falta de espaço adequado (só temos a Vila Olimpíca e o Meninão) e em algumas vezes colegas descompromissados com o esporte (principalmente na esfera pública), preocupados apenas em ministrar suas aulas e receber seu salário, tranquilo e em dia. Já esta mais do que na hora de repensarmos o que nossa cidade realmente quer com relação ao esporte amador. Investimento, investimento e investimento tem que ser a palavra de ordem. Alguns podem até pensar que não podemos medir as conquistas apenas com os Jogos Escolares, mais se nem os atletas de 12 a 14 anos estão conseguindo isto, imagine as gerações maiores (15 à 17 anos, sub 18, sub 21 e adulto). O esporte amador em Campina está pedindo socorro e as autoridades politicas devem deixar de brincar com esta realidade, vejo o esforço dos colegas do futsal (Giovanni Montinni, Márcio e Fábio) em levar as equipes para o paraibano com ajuda apenas dos PAItrocínios e trabalhando sempre de graça, o Basquete pena com a mesma situação com os Professores Eduardo Schafer, Priscila e Marcelo. O vôlei e o handebol praticamente desistiram desta luta, apenas o Adulto ainda resiste com a equipe do Treze Vôlei e o SESC. Um coisa sempre me deixou inquieto com relação a falta de investimento no esporte de nossa cidade, todos aqueles que tem condições de faze-lo (políticos, empresários e dirigentes) participaram e praticaram esporte competitivo em nossa cidade, seja na antiga Olimpíada do Exercito, Olimpíada Rainha da Borborema, Copa SESC de Futsal, Jogos Industriários e até mesmo o antigo Jogos escolares que foi repaginado e hoje virou os JEP'S. Então senhores (as) NÃO DEIXEM O ESPORTE AMADOR CAMPINENSE MORRER! O ESPORTE AGRADECE.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário