sexta-feira, 23 de março de 2012

EQUIPE DOS POLEMICOS BASKET DE RUA SÃO OS CAMPEÕES DA LIBRA EM CAMPINA GRANDE


          A Centra Única das Favelas de Campina Grande (CUFA-CG) promoveu no último sábado (17/03/2012) Os jogos foram realizados em frente a Vila Olímpica Plínio Lemos no bairro de José Pinheiro, pela 2ª vez em Campina Grande, a LIIBRA (Liga Internacional de Basquete de Rua) etapa Municipal. O evento realizado pela Cufa (Central Única das Favelas) de Campina Grande e pela equipe “Polêmicos Basquete de Rua”, aconteceu em paralelo ao “Viradão Esportivo”, contou com o apoio de alguns atletas da cidade e acabou superando as expectativas dos organizadores, alcançando um grande sucesso. As disputas foram realizadas em uma quadra pintada no meio da rua, em frente ao local do Viradão Esportivo.
O torneio contou com a participação de 6 equipes, divididas em 2 grupos de 3.
Destaque para:
* AABB Masculino, que foi a equipe campeã da etapa no ano passado;
* Um ponto Basketball (TREZE), que contou com 4 reforços, sendo 1 de João Pessoa e 3 de Pernambuco;
* Polêmicos Basquete de Rua, que manteve a base do time que venceu a etapa estadual e disputou a etapa nacional no Rio de Janeiro em 2011;
* AABB Feminino, que manteve a base da equipe classificada para a etapa estadual no ano passado.
Por volta das 15:30h teve início o congresso técnico da competição, onde foram explanadas as regras oficiais do Basquete de Rua no Brasil e o sorteio das chaves e confrontos e a “bola subiu” pra valer às 16:00h com um jogo cheio de rivalidade e polêmicas, entre “AGTL” e “Um ponto Basketball”, que terminou com a vitória do último pelo placar de “18 a 15”. A equipe “Um ponto Basketball” teve como destaque o atleta “Wilson”, que foi o cestinha da equipe no campeonato, sendo bastante eficiente nos arremessos da linha de 3 pontos.
A equipe campeã de 2011 (AABB Masculino) entrou em quadra logo em seguida e fez valer o seu favoritismo contra a equipe do “CAD”, vencendo pelo placar de “19 a 5”, com destaque para o atleta “Manoel”, que terminou como cestinha do jogo com “9 pontos”.
A presença feminina do torneio entrou em quadra logo após, tendo pela frente a equipe “AGTL”, nossas guerreiras perderam pelo placar de “35 a 22”. O destaque da equipe feminina ficou por conta da atleta “Thaise”, que terminou o torneio como cestinha da equipe, contribuindo com seus arremessos de longa distância.
A expectativa era grande pela estréia da equipe “Polêmicos Basquete de Rua”, que por sua vez não decepcionou e deu um verdadeiro show de enterradas e pontes aéreas, atropelando a equipe da “AABB Masculino” pelo placar de “47 a 17”. Destaque para o atleta “Sualisson (Espeto)”, que terminou a competição como cestinha da equipe e do campeonato com uma impressionante média de 38 pontos por jogo.


          E a primeira fase teve fim com “Um ponto Basketball” e “AGTL” classificados em 1º e 2º respectivamente no “Grupo A”.  “Polêmicos Basquete de Rua” e “AABB masculino” classificaram-se no “Grupo B”, formando assim os confrontos das semi-finais. No primeiro confronto, a equipe “Um ponto Basketball” não teve dificuldades em bater a “AABB Masculino” pelo placar de “38 a 21”, contando com um ótimo aproveitamento da linha de 3 pontos. No outro confronto, “Polêmicos Basquete de Rua”  também venceu facilmente o “AGTL” pelo placar de “36 a 22”, contando com a disposição de seus atletas em proporcionar espetáculo e dar mais um show de cravadas. Na disputa de terceiro lugar a equipe “AGTL” levou a melhor sobre a “AABB Masculino”, vencendo pelo apertado placar de “10 a 9”. O destaque da equipe ficou por conta do atleta “Marcel (Cel)”, que mostrou muita disposição e um bom aproveitamento em seus arremessos, terminando a competição como cestinha da equipe.
Equipe Polemicas Basket de Rua irreverencia e bom basket de rua.

          E pra fechar com chave de ouro, um jogo digno de uma grande final. “Polêmicos Basquete de Rua” contra “Um ponto Basketball” foi considerada a melhor partida da competição, marcada pela vontade de vencer de ambos os lados e pelo alto nível dos atletas que se defrontaram em quadra. Pelo lado do “Um ponto Basketball” a esperança eram os chutes de longa distância, principalmente por parte do jogador “Wilson”. Já pelo lado do “Polêmicos Basquete de Rua” a aposta era na inteligência do armador “Rodrigo (Soneca)“, na impulsão e velocidades de “Sualisson (Espeto)”, “Jerffeson (Magal)”e “Alisson (Galego)”, na disposição e raça do capitão da equipe “Herbert (Negão)” e na gritaria e empolgação do atleta “Diego (Biro Biro)”, que mesmo passando grande parte dos jogos no banco não deixou de contribuir para a equipe, passando muita energia para seus companheiros.
 O jogo teve todos os ingredientes que uma final deve ter: arremessos de longa distância, enterradas, pontes aéreas, marcação forte, faltas duras, provocações de ambos os lados, discussões entre atletas e com a arbitragem e o público que esperou até o fim, mostrando empolgação com o que via dentro de quadra. Por fim melhor para o “Polêmicos Basquete de Rua” que venceu pelo placar de “38 a 24”, sagrando-se assim a equipe campeã da etapa municipal da LIIBRA.


Por Herbert Silva colaborador do evento e jogador dos POLÊMICOS BASKET DE RUA


          "Este evento mostrou a evolução do basquete de rua em Campina Grande, onde no ano passado a equipe do Treze foi até a cidade do Rio de Janeiro participar da etapa nacional e trouxeram até a nossa cidade as verdadeiras caracteristica do basquete de rua, a galera que já pratica o basketCufa-CG e a todos os guerreiros atleta que participaram e abrilhantaram o evento".(Por Joaquim Passos) 

Jogos bastantes disputados

O som da rua rolou durante todas as partidas
Equipe feminina AABB

Um ponto basketball  ficou em Segundo Lugar
A união foi o grande sucesso do evento (galera consertando o aro)

Um comentário:

  1. Parabéns Joaquim, Hebert, Sualisson, Todos que participaram deste evento, infelizmente estava com a seleção em João Pessoa. Tomara que possamos na etapa estadual passar e jogar a Nacional! Abraços

    ResponderExcluir