terça-feira, 20 de agosto de 2013

"PAGAMENTO DA ARBITRAGEM" DOR DE CABEÇA DOS GRANDES JOGOS NA PARAÍBA


           Em que pese as reclamações dos torcedores que o árbitro errou, que o árbitro roubou, entre outras coisas e xingamentos, nenhum árbitro pode trabalhar de graça (sem renumeração) em virtude que até pra ele se deslocar a um ginásio tem despesa pra isso. Mais uma coisa tem dado dor de cabeça aos árbitros e principalmente aos órgãos públicos que promovem os eventos esportivos, o "PAGAMENTO DA ARBITRAGEM". Atualmente dois grandes jogos foram realizados em Campina Grande a OLIMPÍADA RAINHA DA BORBOREMA que envolveu 18 modalidades de 31 de abril a 20 de maio (faltando ainda realizar o atletismo) e a ETAPA REGIONAL de 12 a 14 anos (3ª Região) DOS JOGOS ESCOLARES DA PARAÍBA de 26 de maio a 06 de junho, onde o atletismo só foi realizado no dia 11 de julho .
          Neste dois eventos o pagamento da arbitragem foi realizado com um considerado atraso. No Rainha da Borborema o pagamento foi realizado 65 dias após a sua realização. Já JOGOS ESCOLARES a situação é a mesma de anos anteriores os jogos terminam e não tem previsão de pagamento, a Coordenação da Regional informou que este ano o pagamento será realizado diretamente com as Federações Esportivas, mais já estamos sabendo que será realizado pelas Associações das Federações e esta repassam as Federações que conseqüentemente repassam aos árbitros. O único problema é que o valor muitas vezes recebe descontos de impostos municipais e até mesmo INSS o que desvalorizam os valores que os árbitros tem a receber, onde em algumas modalidades existem até 5 pessoas envolvidas em uma só partida.
          Todos aqueles profissionais que gostam, lutam e acreditam no esporte ficam desgostosos com este tipo de realidade, é necessário que as entidades públicas e até mesmo as privadas tenham uma formula que viabilize o pagamento aos árbitros assim que finalize os jogos e que os árbitros com erros e acertos recebam aquilo que merecem no tempo correto. Só para esclarecimento a modalidades de atletismo não foi realizada durante o calendário oficial dos dois jogos em virtude da demora da limpeza da pista da UEPB como também pelas fortes chuvas que caíram na cidade durante as data em que as provas estavam marcadas.
         Espero que está realidade seja extinta da atual situação dos eventos esportivos de nossa cidade, como também do nosso estado e que logo após o encerramento do evento, o trabalho dos profissionais de arbitragem do nossa estado sejam mais valorizados, já que temos em nosso quadro muitos árbitros ligados ao quadro nacional de arbitragem de suas respectivas Confederações.

Um comentário:

  1. tudo isto é muito pouco, diante de tantas outras coisas que acontecem com arbitros que atuam em competiçoes deste tipo.é por issi e outras coisas que os artístas que se apresentam em shows patrocinados por politicos ou gestores municipais e, ou estaduais e etc, sempre querem e so comparecem com pelo menos 50% na mão!

    ResponderExcluir