segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

TREZE É CAMPEÃO BRASILEIRO DE FUTSAL




          Ser campeão brasileiro é o sonho de consumo de atletas, treinadores e suas comissões técnicas, pais, torcedores, etc. A semana que encerrou trouxe à Campina Grande o orgulho de ter uma equipe campeã. Com a obstinação de seu treinador, Fábio Luiz, o Treze conseguiu reunir um grupo talentoso. As desconfianças eram muitas e por parte de todos, visto que devido ao ano repleto para Fábio, com preparação para as Paralimpíadas, suas obrigações no CAD, AABB e o mais novo cargo à frente da seleção de futebol de cinco, não houve tempo para adequada preparação.
Entretanto, viu-se o empenho de todos. Atletas jovens de Campina e algumas apostas, aliadas à atletas de outros centros e acima de tudo, muita vontade para superar as visíveis dificuldades, fizeram com que este grupo fosse campeão.
         Assisti alguns jogos, dentre eles a partida inaugural que repetiu-se na final. Cheguei a comentar que o Cajuína/PI estava bastante à frente dos demais concorrentes. Com um jogo bastante consistente, compactado, os piauienses davam mostras na primeira fase que não apenas conquistariam o acesso, como também o título. Pelo lado alvinegro, via-se um grupo qualificado mas ressentido de uma melhor preparação, conforme descrito. Este cenário foi alterado e compartilhei desta informação com meu amigo roraimense Osmar Júnior, irmão do Olano, treinador do Constelação/RR, por ocasião das semifinais. Mesmo não acompanhando a partida Cajuína 5-5 Catolé e assistindo à vitoria trezeana diante da AABB por 3 a 1, reformulei minha opinião.
          O Cajuína que sobrara na fase de classificação, teve muitas dificuldades para passar pelo Catolé, que em minha opinião é bastante limitada em que pese à garra de seus atletas. O Treze por sua vez, jogou com melhor desenvoltura, realizando sem sombra de dúvidas a melhor partida até então.
         Devido aos meus compromissos não pude presenciar á final entre paraibanos e piauienses. Soube, no entanto, que o Treze apesar do gol sofrido no início, foi de uma determinação e aplicação que superaram todas as outras limitações. A conquista representa muito para os envolvidos. Àqueles que estavam vindo de João Pessoa à Campina Grande diariamente, que nunca deixaram de acreditar um único momento. A torcida campinense composta por muitos ligados ao Futsal foram ao êxtase com esta marcante conquista.

          Citar nomes é algo que pode nos proporcionar o desconforto de algumas ausências, porém correrei este risco. Fábio e sua obstinação junto com sua comissão técnica. Entre os atletas tive como alunos anos atrás Marcel e Marwin. Cada um deles à sua maneira fez com que este sonho fosse concretizado, mas nenhum deles para mim é tão amigo e especial como João Neto. Jovem, dedicado e exemplo de comprometimento e superação. Espelho do esmero de seus pais Ricardo e Ana Helena.  João buscou ao longo de anos a fio esta conquista.
Estão todos de parabéns. Espero que o título traga bons ventos ao nosso Futsal e que o próprio Treze que pouquíssimo contribuiu para este feito, financeiramente falando, e as autoridades possam fazer algo de proveitoso por nosso esporte e não apenas aproveitem-se dos louros da vitória visando autopromoção. Apenas quem milita no meio, sabe o quão difícil e dispendioso é lidar com o esporte sem apoio.

Postado no site: www.ligaborboremadefutsal.com.br/colunaopinião por Giovanni Montini

Nenhum comentário:

Postar um comentário